sexta-feira, 27 de setembro de 2013


Confira os resumos dos artigos que estarão no próximo fascículo da RBEFE.


Os títulos destacados já estão disponíveis em "Ahead of Print". 

Teste de força de preensão manual: estudo da fadiga mioelétrica do flexor radial do carpo eflexor superficial dos dedos. 
Baptista, Marco Tulio; Machado, Fábio Alves; PEREIRA, Glauber Ribeiro; NADAL, Jurandir; OLIVEIRA, Liliam Fernandes 
Resumo 
Um protocolo de força de preensão manual (FPM) em degraus de intensidade foi empregado para estudo da fadiga dos músculos flexor radial do carpo (FRC) e flexor superficial dos dedos (FSD) por meio do registro da força de preensão sustentada. Foi feita a análise do sinal eletromiográfico de superfície destes músculos no domínio do tempo e da frequência de 2kHz. Foi utilizado um dinamômetro eletrônico e um conversor analógico-digital de 16 bits. Participaram deste estudo 12 indivíduos saudáveis, ativos e destros, com média de idade 21,53 ± 1,26 anos, percentual de gordura 7,76 ± 3,53%, peso corporal 74,9 ± 10,36 kg e estatura 180,69 ± 7,14 cm. Os indivíduos realizaram o teste de contração isométrica voluntária máxima (CIVM) da mão dominante seguido do protocolo de degraus submáximos em 20%, 40% e 60% da CIVM por 10 segundos cada. O processamento dos sinais envolveu a filtragem passa banda e o cálculo dos valores de raiz média quadrática (RMS) e frequência mediana (FM) em cada degrau de contração submáxima. A análise de variância "two-way" foi aplicada para os valores de RMS e FM. O teste proposto não gerou queda do rendimento de força nos degraus submáximos estabelecidos e a instauração do processo de fadiga do FSD. Por outro lado, o FRC apresentou sinais de fadiga mioelétrica sugerindo o processo de falência da FPM. Estes dados sugerem que a fadiga mioelétrica dos flexores dos dedos durante a FPM é um processo tardio à fadiga dos estabilizadores do punho. O protocolo em degrau de 60% parece desencadear o processo de fadiga mioelétrica do músculo FRC, mas não do FSD, baseado na análise da ativação muscular nos domínios do tempo e frequência. 

Associação entre o nível de atividade física de lazer e o desempenho cognitivo em crianças saudáveis. 
MEREGE FILHO, Carlos Alberto Abujabra; ALVES, Cristiano Robles Rodrigues; DAS NEVES, Willian; LANCHA JUNIOR, Antonio Herbert; Gualano, Bruno; COSTA, André dos Santos 
Resumo 
O objetivo do presente estudo foi avaliar a associação da atividade física de lazer sobre o desempenho cognitivo em crianças saudáveis. Foi conduzido um estudo transversal, no qual 100 crianças (10,8 ± 0,6 anos) foram divididas em dois grupos: “Insuficientemente Ativos” (IA) e “Ativos” (A). O desempenho cognitivo foi avaliado pelo Teste de Memória e Aprendizagem de Figuras, o Teste de Stroop e o Teste de Trilhas. Foi observada uma diferença estatisticamente significante entre os grupos para a condição de memória incidental do Teste de Memória e Aprendizagem de Figuras (IA: 6,6 ± 1,37 versus A: 7,1 ± 1,24; p = 0,03). Entretanto, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos para todas as outras variáveis. Esses achados revelam uma influência positiva da atividade física de lazer sobre a memória incidental de crianças saudáveis, mas não a memória tardia, a flexibilidade mental e o controle inibitório.  Estudos com maiores amostras e medidas diretas de avaliação de nível de atividade física precisam ser conduzidos para confirmar esses achados. 

Efeitos de diferentes modelos de periodização do treinamento aeróbio sobre parâmetros cardiovasculares, metabólicos e composição corporal de bombeiros militares. 
PEREZ, Anselmo José 
Resumo 
O objetivo do estudo foi analisar o efeito de programa de treinamento aeróbio sobre parâmetros cardiovasculares, metabólicos e de composição corporal comparando diferentes periodizações. Sessenta e cinco bombeiros militares/ES (25,9 ± 0,6 anos) foram divididos  em quatro grupos: controle (Gcon, n = 15) sem tratamento; ondulatório (Gond, n = 18), escalonado (Ges, n = 17), e crescente (Gcres, n = 15), e treinaram 13 semanas, três sessões semanais de 30 minutos e intensidades de 60% a 90% FCmáx. A frequência cardíaca (FC) foi controlada em todas as sessões . Antes e após o programa foram realizadas avaliações antropométricas e teste cardiopulmonar (Aerosport TEEM-100). Houve redução no percentual de gordura, bradicardia em repouso e da FC submáxima com aumento do consumo de oxigênio, e redução do duplo produto, da PAD em repouso para os três grupos treinados, sem vantagens adicionais para o Gcres. Esses resultados sugerem que programas de treinamento aeróbio com distribuição de intensidade ao longo das semanas de forma escalonada e/ou ondulatória podem ser mais apropriados para indivíduos não atletas. 

Prescrição de caminhada não supervisionada, risco cardiovascular e aptidão física. 
QUEIROZ, Andréia Cristiane Carrenho; BRITO, Leandro Campos de SANTOS, Mayara Alves dos; FECCHIO, Rafael Yokoyama; STOCCO, Ana Luiza Bonilha; BEZERRA, Alan Irwin; CAVALI, Andreza Aguida Pereira; MODESTO, Bruno Timóteo; CARDOSO JUNIOR, Crivaldo Gomes; BARTHOLOMEU, Teresa; TINUCCI, Tais; FORJAZ, Claudia Lúcia de Moraes 
Resumo 
Objetivo: Avaliar, numa situação real de atuação prática, o efeito da prescrição individualizada de caminhada sem supervisão da prática sobre o risco cardiovascular e a aptidão física de usuários de um parque público. Métodos: 186 sujeitos (62 ± 10 anos) foram orientados a caminhar pelo menos 3x/sem, por 30 min, com intensidade de 50 a 80% da frequência cardíaca de reserva e a fazer alongamentos antes e após a caminhada. A aptidão física e os fatores de risco cardiovascular foram avaliados pré e pós-intervenção. A análise dos dados foi dividida em duas fases: 1) análise na amostra total; 2) análise nos indivíduos com fatores de risco alterados. Os dados foram comparados pelo teste t pareado. Resultados: Na amostra total, a aptidão física melhorou nos testes de marcha estacionária (+8,1 ± 14,5 passos, p < 0,05), impulsão vertical (+0,5 ± 2,7 cm, p < 0,05), flexibilidade lombar (+1,1 ± 4,7 cm, p < 0,05) e flexibilidade de ombro (+1,2 ± 2,1 cm, p < 0,05). Não ocorreram alterações nos fatores de risco cardiovascular, com exceção da redução da pressão arterial diastólica (-0,9 ± 6,0 mmHg, p < 0,05). Entretanto, nos subgrupos com fatores alterados, observou-se reduções significantes das pressões arteriais sistólica e diastólica (-13,3 ± 16,9 e -5,8 ± 8,3 mmHg, p < 0,05, respectivamente) nos hipertensos, da colesterolemia total (-19,5 ± 33,5 mg/dl, p < 0,05) nos hipercolesterolêmicos e da circunferência da cintura (-1,0 ± 4,7 cm, p < 0,05) e do índice cintura-quadril (-0,01 ± 0,04, p < 0,05) nos com obesidade central. Conclusão: Numa situação real de atuação, a prescrição de caminhada sem supervisão da prática foi efetiva em melhorar a aptidão física da amostra geral e em diminuir o risco cardiovascular específico dos indivíduos com fatores de risco. 

Futebol profissional: o mercado e as práticas de liberdade. 
GIGLIO, Sérgio Settani; RUBIO, Kátia 
Resumo 
A proposta deste artigo foi entender a relação entre a estrutura vigente do futebol profissional, que coloca os atletas em um mercado de trabalho restrito, e as práticas de liberdade como forma de posicionamento dos atletas diante da estrutura que, ao mesmo tempo, valida e controla as suas carreiras. Dessa forma, o texto foi estruturado de modo a discutir o Esporte Moderno e o controle que a Federação Internacional de Futebol (FIFA) exerce sobre futebol profissional, a mercadorização e a circulação dos jogadores brasileiros em busca dos mercados futebolísticos no exterior. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, as práticas de liberdade foram discutidas a partir de dois episódios envolvendo os jogadores Neymar e Paulo Henrique Ganso, para entender como as suas reivindicações seguem rumos distintos. Como resultado as práticas de liberdade no futebol consistem na ação dos atletas em não se deixarem reduzir à condição de “peça” ou de “mercadoria”. 

Tem um queniano correndo entre nós: atletismo e migração no Brasil. 
RIBEIRO, Carlos; LOVISOLO, Hugo; GOMES, Alberto; SANT'ANNA, Andrezza 
Resumo 
O objetivo da pesquisa foi analisar a movimentação migratória de esportistas estrangeiros do atletismo, sobretudo os de nacionalidades africanas, face ao seu sucesso em corridas de rua disputadas nas grandes cidades brasileiras. Focamos nossas análises na fala dos técnicos brasileiros de nível internacional que trabalham ou não com este grupo. Os resultados demonstram que os técnicos que treinam os atletas estrangeiros são contrários as normas reguladoras em vigor e que limitam a participação destes. Os técnicos centrados em atletas nacionais defendem as normas estabelecidas pela entidade responsável pelo esporte no país. Como conclusão, consideramos que um esporte individual como o atletismo que se estrutura à margem da identidade clubística, parece estar operando por parte de seus protagonistas sob o guarda chuva protetor do nacionalismo em que o atleta local deve ser defendido mediante reserva do mercado, contra a participação de atletas estrangeiros, sobretudo, na figura dos africanos. 

Violentos e desordeiros: representações de dois clubes do subúrbio na imprensa carioca (década de 10). 
SANTOS JUNIOR, Nei Jorge; MELO, Victor Andrade 
Resumo 
Com o intuito de melhor compreender o processo de consolidação do futebol no Rio de Janeiro, esse artigo teve por objetivo discutir as representações de dois clubes do subúrbio, o Bangu e o Andarahy, na imprensa carioca da década de 10. O recorte temporal adotado levou em conta que se tratou de um período em que houve um aumento tanto do número de conflitos nos gramados quanto das tentativas de restringir a participação de certos grupos nas iniciativas da Liga Metropolitana de Sports Athleticos. Para alcance do objetivo, analisamos jornais de grande circulação, especialmente o Correio da Manhã e O Imparcial. Ao final, concluímos que houve um processo de estigmatização das agremiações investigadas, o que não impediu que participassem ativamente da difusão do velho esporte bretão pela, na época, capital do país. 

Panorama da ginástica artística feminina brasileira de alto rendimento esportivo: progressão, realidade e necessidades. 
SCHIAVON, Laurita Marconi; PAES, Roberto Rodrigues; TOLEDO, Eliana de; DEUTSCH, Silvia 
Resumo 
Os resultados das atletas brasileiras da Ginástica Artística feminina nos últimos 10 anos, refletidos principalmente nas competições de nível internacional, apontam para uma expressiva evolução do esporte no país. Assim, este artigo tem o propósito de apresentar dados acerca desta transformação, principalmente a partir da participação das ginastas em Jogos Olímpicos (desde 1980), e estabelecer reflexões em relação ao desenvolvimento da modalidade no país. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, estes dados foram obtidos, reunidos e contextualizados com outras informações já disponíveis na literatura. Ao analisá-los foi possível não só apontar com especificidade como se deu esta evolução, como também apresentar uma realidade deflagradora de um processo ainda imaturo de desenvolvimento do esporte no país, que não condiz em grande parte com o que é posto pela mídia (de que a modalidade está em pleno avanço e de forma estruturada). 

A cobertura esportiva dos Jogos Olímpicos de Londres 2012: a tematização do “doping” no portal de notícias G1. 
SILVA, Paulo Rodrigo Pedroso da; RIBEIRO, Carlos Henrique de Vasconcelos; DaCOSTA, Lamartine Pereira 
Resumo 
O  "doping" no esporte gera questões de interesse constante na mídia, sobretudo durante a realização de Jogos Olímpicos (JO). Especialmente nos casos de "doping" envolvendo os grandes nomes do esporte olímpico internacional, como Ben Johnson nos JO de Seul 1988 e Marion Jones em Sydney 2000, os quais arruinaram suas reputações da noite para o dia. O objetivo deste trabalho é investigar as notícias "online" a respeito de "doping" publicadas durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012 (JOL) em um grande portal de notícias brasileiro o G1. Para isto, foi selecionado e classificado o conteúdo de todo o material publicado com as palavras-chave: "doping" e jogos olímpicos de Londres, durante o período de 25 de julho a 13 de agosto de 2012. Verificamos um total de 191 reportagens das quais foram incluídas na análise 145, 54 delas foram encontradas no Extra Online, seguidas de 37 no site do Globo Esporte, 23 no site do G1, 22 no Jornal O Globo e nove na Revista Época. Em cima deste material, uma leitura em profundidade centrada na análise de conteúdo foi realizada. Os resultados desta análise indicaram duas categorias de consenso: a) as desconfianças em torno do desempenho dos atletas; b) as punições destinadas aos atletas com exames positivos. Os conteúdos analisados nesse portal apresentam os atletas com o "doping" positivo como trapaceiros e a Agência Mundial Antidoping (AMA) como uma espécie de polícia internacional que está em permanente guerra contra o "doping". Tal fato parece semelhante com a guerra às drogas, em vigília constante sobre os resultados esportivos individuais dos atletas. 

Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física: um estudo de caso etnográfico. 
SANCHOTENE, Mônica Urroz; MOLINA NETO, Vicente
Resumo 
O presente artigo buscou identificar a constituição da prática pedagógica de professores de educação física e compreender qual a relação entre as experiências vividas pelos professores e a sua prática pedagógica.  Desenvolvemos um estudo de caso etnográfico com sete professores de educação física de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA). Foram realizadas oito entrevistas semi-estruturadas e 200 horas de observação participante. A pesquisa está fundamentada nas teorias da ação e na nova epistemologia da prática. Identificamos que os professores desenvolvem rotinas e estratégias criativas, baseadas fundamentalmente em suas experiências vividas, para alcançar os objetivos de suas aulas e que sua prática pedagógica está relacionada aos saberes que os mesmos produziram ao longo de seu ciclo de vida. O estudo foi apresentado aos colaboradores como forma de validação da pesquisa e de estabelecer um diálogo que propiciasse aos professores refletir sobre as suas práticas. 

Relação entre estado nutricional, adiposidade corporal, percepção de autoimagem corporal e risco para transtornos alimentares em atletas de modalidades coletivas do gênero feminino. 
KRAVCHYCHYN, Ana Claudia Pelissari; SILVA, Danilo Fernandes da; MACHADO, Fabiana Andrade 
Resumo 
O objetivo do presente estudo foi analisar se há associação entre a autoimagem corporal, risco para transtornos alimentares, adiposidade corporal e estado nutricional em atletas de modalidades coletivas do gênero feminino. Participaram 45 atletas das modalidades de basquetebol, voleibol, handebol e futsal. Foram aferidas massa corporal, estatura e dobras cutâneas para a determinação do Índice de Massa Corporal (IMC) e percentual de gordura corporal (%G). Os questionários aplicados foram o Body Shape Questionnarie (BSQ) e o Eating Atittudes Test (EAT-26). A análise de associação foi feita pelo teste Qui-quadrado 2×2 e Exato de Fisher (p < 0,05). A média do IMC e %G foram de 22,82 ± 2,73 kgm-2 e 23,42 ± 5,10%, respectivamente. O BSQ se associou com o IMC (p = 0,001) e com o %G (p = 0,008), já EAT-26 não se associou com as variáveis antropométricas. Conclui-se que atletas em sobrepeso e obesidade possuem maior tendência a distorção da autoimagem corporal, porém não tem propensão para desenvolver transtornos alimentares. 

A Educação Física, o docente e a escola: concepções e práticas pedagógicas.
BERTINI JUNIOR, Nestor; TASSONI, Elvira Cristina Martins  
Resumo 
Este artigo baseia-se em um estudo que investigou de que maneira as mudanças ocorridas na área da educação física vêm marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica. Trata-se de pesquisa qualitativa, investigando quatro professores de educação física, selecionados segundo os seguintes critérios: atuar no ensino público em escolas diferentes, ter tempo de formado e de docência diferentes entre eles. Os dados foram coletados através de entrevistas recorrentes. Este procedimento baseia-se em algumas etapas de entrevistas seguida de categorização dos dados após cada uma delas. Os sujeitos participam ativamente completando, alterando e esclarecendo informações, interagindo com o pesquisador. Os resultados possibilitaram identificar que as mudanças ocorridas na área da educação física, na visão dos docentes investigados, influenciam desde os aspectos relacionados à formação inicial, passando pelas condições de trabalho na escola e a forma de organizar a prática pedagógica, influenciando na valorização da área, bem como do docente. 

Efeitos do "feedback" autocontrolado na aprendizagem do lançamento da bola da ginástica rítmica. 
LEMOS, Anielle; CHIVIACOWSKY, Suzete; ÁVILA, Luciana Toaldo Gentilini; DREWS, Ricardo 
Resumo 
O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da frequência autocontrolada de "feedback" na aprendizagem do lançamento da bola da ginástica rítmica. A amostra foi constituída de 24 crianças, de sete a 10 anos de idade, distribuídas em dois grupos em relação aos diferentes tipos de condições de "feedback": autocontrolado e externamente controlado. O estudo foi composto de uma fase de prática e um teste de retenção. Os resultados de um questionário revelaram que a maioria dos participantes do grupo autocontrolado solicitou "feedback" principalmente após as boas tentativas de prática, enquanto os participantes do grupo "yoked" indicaram ter recebido "feedback" nas tentativas em que o desejavam. Nenhuma diferença foi encontrada em relação ao desempenho ou aprendizagem. Conclui-se que a frequência autocontrolada de "feedback" é tão eficiente quanto a frequência externamente controlada na aprendizagem da habilidade motora específica lançamento do aparelho bola em crianças desta faixa etária. 

Metabolic regulation during sport events: factual interpretations and inadequate allegations. 
POORTMANS, Jacques Remy; CARPENTIER, Alain 
Abstract 
Different fuels are available to generate ATP for muscle activities during sport events. Glycogen from striated muscles and liver stores may be converted to lactic acid or almost completely oxidized to carbon dioxide (CO2), triacylglycerol within the muscle itself and fatty acids from adipose tissue could be converted to CO2 in acting muscles, some free amino acids can be released within the muscle itself and from intestinal stores to sustain the amount of ATP generation indispensable for muscle contraction. All single biochemical reactions, but one, need one or several enzymes to activate the conversion of a substrate into a product. The energy transformation in biochemical reactions is led by application of so-called free energy. Reversible and non-reversible reactions within a metabolic pathway are dependent on specific enzymes near or far from equilibrium. Allosteric enzymes are regulatory enzymes that provide the direction in the pathway. A regulatory enzyme is either activated or inhibited by small regulators (ligands). A reversible substrate cycle between A and B is catalyzed by two enzymes with different fluxes. The need of ATP production for muscle contraction is under the leadership of regulatory enzymes and available substrate stores. The improvement of adapted metabolic reactions under sport training depends on the appropriate increase of regulatory enzymes within the glycolytic and oxidative pathways. The amount of some specific enzymes is increased by training in order to improve the maximum activity of the metabolic pathway. Unfortunately, several publications do not precisely implicate the appropriate enzyme(s) to explain or reject the adaptation induced by the training schedule. A few examples will illustrate the factual interpretation and the inadequate allegation. 

O ensino de habilidades motoras esportivas na escola e o esporte de alto rendimento: discurso, realidade e possibilidades. 
TANI, Go; BASSO, Luciano; SILVEIRA, Sérgio Roberto; CORREIA, Walter Roberto; CORRÊA, Umberto Cesar 
Resumo 
A massificação da prática esportiva começando pela escola tem sido sugerida como uma forma eficaz para transformar o Brasil numa potência no esporte de alto rendimento. O objetivo deste ensaio é analisar e refletir sobre o discurso, a realidade e as possibilidades de ensino do esporte na escola, tendo como pano de fundo a relação entre a Educação Física Escolar e o esporte de alto rendimento. Em outras palavras, fazer uma análise crítica para qualificar a vinculação escola-esporte de alto rendimento com o intuito de deixar claro o papel social da escola e a sua eventual contribuição para a formação de atletas, e para discutir as possibilidades reais de se ensinar o esporte na escola, particularmente as habilidades motoras, consideradas as condições em que ela se encontra.