segunda-feira, 9 de junho de 2014

Confira os resumos dos artigos que estarão no próximo fascículo da RBEFE

 
Influência de posições do joelho no torque e atividade mioelétrica do tríceps sural na flexão plantar isométrica máxima.
BAPTISTA, Marco Túlio; NASCIMENTO, Francisco Xavier Monteiro do; NARDES, Leandro Kegler; MATTA Thiago Torres da; OLIVEIRA, Liliam Fernandes de
Resumo
Os objetivos do estudo foram comparar o torque isométrico máximo de flexão plantar, em duas posições de joelho e analisar a variação da atividade miolétrica dos músculos do tríceps sural nas duas condições. A amostra composta de 14 homens saudáveis. O pé direito dos participantes foi fixado ao adaptador do aparelho isocinético com o tornozelo em 90 graus. Duas contrações isométricas voluntárias máximas de cinco segundos foram obtidas para cada posição do joelho: estendido e com 90 graus de flexão. Foram analisados o pico de torque flexor plantar médio e o valor RMS do sinal eletromiográfico (EMG) dos três segundos intermediários do gastrocnêmio lateral (GNL), gastrocnêmio medial (GNM) e sóleo para cada posição. Os torques médios nas posições de joelho em extensão e flexão foram 100,4 ± 17,4 Nm e 72,6 ± 18,4 Nm, respectivamente. Os gastrocnêmios apresentaram uma redução do valor RMS relativo com o joelho em flexão (40,5 ± 10,5 e 31,7 ± 25,6% para o GL e GM, respectivamente) enquanto o sóleo aumentou nessa condição (35,6 ± 28,9%). A redução do torque de flexão plantar parece estar associada ao resultado de um compromisso entre a inibição da atividade mioelétrica dos GNM e GNL, e otimização da ativação do sóleo. Os resultados podem contribuir no auxílio da prescrição de exercícios direcionados para o tríceps sural, enfatizando a ativação de diferentes músculos com variações no ângulo articular do joelho.
Palavras-chave: Contração muscular; Gastrocnêmio lateral; Gastrocnêmio medial; Sóleo; Eletromiografia

Quais ações técnico-táticas realizadas durante as partidas de futsal podem discriminar o resultado de vitória ou derrota?
MILOSKI, Bernardo; PINHO, João Pedro; FREITAS, Camila Gobo de; MARCELINO, Pablo Rebouças; ARRUDA, Ademir Felipe Schultz de
Resumo
O objetivo do presente estudo foi verificar se as ações técnico-táticas específicas do futsal são capazes de discriminar o resultado de partidas de uma equipe de alto rendimento. Foram analisadas 40 partidas de uma equipe de futsal durante dois anos de disputa da Liga Nacional. Considerou-se os resultados de vitória ou derrota. Durante cada partida, foram analisados o número total das seguintes ações técnico-táticas: Desarmes Realizados, Desarmes Sofridos, Total de Finalizações Realizadas, Total de Finalizações Sofridas, Finalizações Certas Realizadas, Finalizações Certas Sofridas, Passes Incompletos Realizados e Passes Incompletos do Adversário; bem como os índices de coeficiente para cada ação técnico-tática, a partir da razão entre ação realizada e sofrida. Foi realizada uma Análise Discriminante a partir do método de estimação simultânea. Apenas as variáveis Desarmes Realizados, Desarmes Sofridos e Coeficiente de Desarme apresentaram cargas discriminantes acima de 0,40, indicando que as mesmas poderiam discriminar o resultado de vitória e derrota em partidas de futsal. Pode-se concluir que a eficiência em relação ao número de Desarmes Realizados e de Desarmes Sofridos pode ser considerada um fator importante para alcançar o resultado de vitória em partidas de futsal de alto rendimento. Este estudo apontou que o sistema defensivo da equipe de futsal analisada, tanto no que se refere à organização tática quanto no tocante à técnica adequada para realização do desarme se apresentou como um fator discriminante do resultado da partida. Além disso, o sistema ofensivo também parece ser importante no sentido de prover uma melhor organização de ataque enquanto diminui a possibilidade de sofrer desarmes.
Palavras-chave: Análise de desempenho; Esporte coletivo; Esporte de alto rendimento; Desempenho esportivo; Futsal.

Efeito do número de jogadores sobre a demanda física e respostas fisiológicas durante jogos: com campo reduzido em jogadores de futebol sub-15.
PEDRO, Rafael Evangelista; MACHADO, Fabiana Andrade; NAKAMURA, Fábio Yuzo
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar o efeito do número de jogadores em jogos com campo reduzido (JCRs) sobre a demanda física e as respostas fisiológicas em jogadores adolescentes de futebol. Para isso, 14 jogadores de uma equipe de nível estadual (idade 14,4 ± 0,5 anos; massa corporal 56,2 ± 7,0 kg; estatura 1,7 ± 0,1 m; IMC 20,3 ± 1,4 kg·m-2) foram submetidos a dois formatos (3 vs 3 e 7 vs 7) de JCRs. Foram analisadas as repostas de frequência cardíaca (FC), percepção subjetiva de esforço (PSE) e lactato sanguíneo ([La]), além da demanda física por meio do sistema de posicionamento global (GPS). Embora não tenha havido diferença estatística nas distâncias percorridas em diferentes zonas de velocidade entre os formatos de JCRs, a distância total percorrida, a distância percorrida em alta velocidade, a quantidade de ações em alta intensidade e a quantidade de acelerações > 1 m·s-2 foram maiores (p < 0,05) no JCR 3 vs 3 (1794 m; 885 m; 69; 87, respectivamente) em relação ao JCR 7 vs 7 (1663 m; 712 m; 57; 68). O percentual da frequência cardíaca máxima (FCmáx), PSE e [La] foram superiores (p < 0,05) no JCR 3 vs 3 quando comparado ao 7 vs 7 (91,3%; 6,1 u.a.; 5,0 mmol·L-1 vs 85,1%; 5,1 u.a.; 2,1 mmol·L-1, respectivamente). Os resultados demonstram que a intensidade é maior durante o JCR 3 vs 3 do que no JCR 7 vs 7; além disso, a demanda física é influenciada pelo número de jogadores, com uma maior distância total e distância em alta velocidade, além de maior quantidade de atividades em alta intensidade e acelerações no JCR 3 vs 3.
Palavras-chave: Sistema de posicionamento global; Treinamento aeróbio; Análise cinemática; Desempenho atlético.

Por uma reconstrução teórica do futebol: a partir do referencial sociológico de Pierre Bourdieu.
SOUZA, Juliano de; ALMEIDA, Bárbara Schausteck de; MARCHI JÚNIOR, Wanderley
Resumo
Neste artigo temos por objetivo retomar a teoria sociológica de Pierre Bourdieu no sentido de demonstrar alguns dos aspectos em que ela pode ser útil para estudar o futebol no contexto de globalização do espetáculo esportivo, do qual, inclusive, o Brasil se apresenta atualmente como um dos protagonistas por conta, dentre outras coisas, da realização da Copa do Mundo da FIFA em 2014 no país. Na primeira parte do artigo apresentamos então um esboço do quadro teórico de Bourdieu. Em seguida, exploramos algumas situações práticas referentes ao futebol que são passíveis de serem tratadas pelo prisma de seu referencial. Por fim, e a modo de desfecho, reiteramos aqueles pontos em que seu modelo contribui para avançar no tratamento teórico do futebol, especialmente no Brasil.
Palavras-chave: Pierre Bourdieu; Sociologia; Futebol.

Aspectos da “drive for muscularity”: em estudantes de Educação Física.
CAMPANA, Angela Nogueira Neves Betanho; TAVARES, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes
Resumo
“Drive for muscularity” refere-se ao desejo de alcançar um corpo musculoso idealizado e ao grau de preocupação que o sujeito pode ter a respeito do aumento da sua musculatura e a motivação para se tornar mais musculoso. O propósito deste estudo foi o de contribuir para a compreensão do “Drive for Muscularity” no cenário brasileiro, procurando identificar crenças, sentimentos e comportamentos a este constructo relacionados, em estudantes de educação física do sexo masculino. Dois grupos focais, com cinco participantes cada, foram realizados para evidenciar elementos de “drive for muscularity”. Através da análise de decomposição temática foram identificados dois temas, nos quais foram distribuídos cinco subtemas: “é importante ser musculoso”;  “é importante ser suficientemente musculoso”;  “construção do corpo musculoso”; “o peso de estar fora do padrão” e  “o preço para atingir o padrão”. Concluiu-se que aparência e a função são importantes, aquele que parece forte também deve ser capaz de fazer força. O corpo suficientemente musculoso, com baixo percentual de gordura é aquele valorizado, inclusive no mercado de trabalho. A forma mais lícita de alcançar o corpo musculoso é através da rotina ascética de treinamento, alimentação balanceada e descanso. Os suplementos alimentares são recursos adicionais aceitos. O uso de esteroides anabolizantes por aqueles com “herança genética” desfavorável é inicialmente “perdoado”, mas o corpo que resulta deste recurso é fonte de sentimentos ambíguos.
Palavras-chave: Educação física; Homens; Imagem corporal.

Perspectiva ecológica na determinação de percursos: desportivos contrastantes em jovens futebolistas.
DOMINGUES, Marcio Pinto; CAVICHIOLLI, Fernando; GONÇALVES, Carlos Eduardo
Resumo
Pretendeu-se examinar as influências contextuais e sócio-ambientais nas atitudes e comportamentos dos jovens na sua participação desportiva. Participaram 24 jovens jogadores de futebol de um Clube de Orientação Profissional (COP), divididos em quatro escalões dos sub 14 aos sub 17. Participaram em entrevistas de grupo sobre a sua participação desportiva, caracterização do contexto de prática e relações interpessoais. O clima de grupo, entre os pares, foi positivamente referido pelos jovens como importante. A procura de estatuto e reconhecimento, a par da aspiração ao profissionalismo foi referido como importante no trajeto desportivo. Os pais são importantes agentes na participação desportiva e a relação do jovem com o treinador mostrou-se influente no clima motivacional percepcionado pelos jovens. Os resultados determinam importantes ativos a ter em consideração na construção da estrutura de treino em jovens inseridos em clubes profissionais. A participação desportiva dos jovens atletas precisa ter em consideração o contexto de prática de forma a promover um desenvolvimento positivo.
Palavras-chave: Ecologia prática; Participação desportiva; Jovens atletas.

A história da Educação Física na educação profissional: entrada, saída e retorno à Escola Federal de Porto Alegre.
SILVA, Eduardo Marczwski da; FRAGA, Alex Branco
Resumo
Esse artigo se propõe a contar a história da disciplina de Educação Física no currículo da mais antiga Escola Profissionalizante de Porto Alegre. O texto foi construído a partir da análise de documentos relativos ao ensino ministrado nesta instituição de ensino entre os anos de 1966 e 2012. Após a análise, a história foi contada em três categorias temáticas, às quais representam a entrada da Educação Física nos currículos da Escola; o desaparecimento da Educação Física dos currículos da Escola; e, o retorno da disciplina aos currículos da mais antiga Escola Profissionalizante de Porto Alegre. O recente retorno da Educação Física aos currículos dessa Escola ocorre em uma nova modalidade de ensino de nível médio (curso técnico integrado ao ensino médio) e indica uma mudança nos conteúdos historicamente desenvolvidos pela disciplina nessa Escola Profissionalizante.
Palavras-chave: Educação física; Currículo; Escola técnica; Educação profissionalizante.

O discurso médico e a Educação Física nas escolas (Brasil, século XIX).
COSTA, Luciene Henrique da; SANTOS, Marysol de Souza; GÓIS JUNIOR, Edivaldo
Resumo
Para os médicos, a reforma da sociedade não residia apenas nas ruas, nas avenidas, nas construções, enfim, em uma urbanização com base em preceitos da saúde. Era impreterível incutir uma reforma dos corpos, que ocorria primeiro no núcleo familiar através da educação higiênica na infância. É neste campo específico da Higiene que os exercícios físicos tornaram-se foco de interesse dos médicos. O objetivo deste estudo é descrever o contexto de escolarização da Educação Física mediante o discurso médico do século XIX. Para isto, realizou-se uma pesquisa histórica e documental que teve como fontes: as teses para a obtenção do título de doutor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e Bahia. Conclui-se que a mentalidade higienista colaborou para a lenta difusão dos exercícios físicos no contexto educacional do século XIX. Contudo a relevância da ginástica era secundária no projeto higienista.
Palavras-chave: História da medicina; Educação física escolar; Higiene; Corpo.

A vantagem em casa no futebol: comparação entre Copa Libertadores da América e UEFA Champions League.
DRUMMOND, Lucas Rios; DRUMMOND, Filipe Rios; SILVA, Cristiano Diniz da
Resumo
O objetivo desse estudo foi comparar a vantagem em casa (VC) entre Copa Libertadores da América (CLA) e UEFA Champions League (UCL). Foram analisadas todas as partidas da fase de grupos (n = 1536) das temporadas 2004 a 2011. Para quantificar a VC, foi utilizada a metodologia de aproveitamento percentual de pontos proposta por Pollard3, sendo considerado VC valores maiores que 50%. Houve diferença significativa (p = 0,010) para a VC na CLA (67,8 ± 4%) em relação a UCL (60,5 ± 5%). A magnitude das diferenças das médias (diferença média = 0,73; IC 95%: 0,020 a 0,127) foi grande (2 = 0,35). Conclui-se que a VC foi maior na CLA do que na UCL nas temporadas analisadas e que fatores como altitude, distância de viagem, característica das torcidas e comportamento arbitral poderá ajudar a explicar esse fenômeno em futuros estudos.
Palavras-chave: Jogar em casa; Defesa territorial; Desempenho esportivo; Futebol.

Formação de jogadores profissionais de voleibol: relações entre atletas de elite e a especialização precoce.
MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; LIMA, Celiane Pereira; MORAES, Camila de; NUNOMURA, Myrian; SIMÕES, Elaine Cristina
Resumo
Embora a literatura aponte malefícios da especialização esportiva precoce, sua aplicação permanece recorrente, embasada na crença que quanto mais cedo os treinos e a participação em competições se iniciarem, maiores serão as chances de sucesso no alto rendimento. O objetivo deste estudo foi investigar como ocorreu o processo de formação esportiva de 52 jogadores profissionais de voleibol masculino, atuantes no Campeonato Paulista e Superliga Nacional. O foco foi analisar a possível ocorrência de especialização precoce e de vivências esportivas diversificadas. Os dados foram coletados através de questionário por escrito e apresentados com estatística descritiva. Os resultados apontam que a maioria dos atletas não foi especializada precocemente e vivenciou práticas diversificadas durante sua formação, em diferentes modalidades esportivas. Os dados sinalizam para a tese que quando os treinamentos com foco nos resultados competitivos se iniciam após ou durante a puberdade há maiores chances de sucesso esportivo em comparação à especialização esportiva precoce.
Palavras-chave: Especialização esportiva precoce; Voleibol; Especialização; Iniciação esportiva.

Estágios de mudança de comportamento para atividade física em universitários e fatores sociodemográficos associados.
QUINTINO, Priscila Luana; SILVA, Diego Augusto Santos; PETROSKI, Edio Luiz
Resumo
Os objetivos deste trabalho foram descrever os Estágios de Mudança de Comportamento (EMC) para Atividade Física (AF) e identificar fatores sociodemográficos associados aos EMC para AF em acadêmicos do curso de Educação Física de uma instituição pública do sul do Brasil. Estudo transversal com 236 estudantes do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Avaliou-se os EMC (pré-contemplação, contemplação, preparação, ação e manutenção) por meio de questionário. As variáveis sociodemográficas analisadas foram: sexo, idade, situação conjugal, trabalho, renda, curso, escolaridade materna e paterna. Dos acadêmicos investigados, 18,6% encontravam-se nos estágios de comportamento inativo fisicamente (0,4% pré-contemplação; 2,5% contemplação; 15,7% preparação). Em relação aos estágios do comportamento ativo, 81,4% dos universitários estavam nesta situação (18,2% ação; 63,2% manutenção). O sexo feminino foi o subgrupo populacional com maiores chances de apresentar comportamento inativo. Programas de educação em saúde e de incentivo à prática esportiva na universidade devem ser estimulados para a modificação e adoção de comportamento ativo.
Palavras-chave: Atividade motora; Estilo de vida; Renda; Estudos transversais.

Futebol: representações e práticas de escolares do ensino fundamental.
Macagnan, Leandro Del Giudice; BETTI, Mauro
Resumo
Este estudo buscou caracterizar as práticas e identificar representações sociais de escolares sobre o futebol no âmbito da aulas de Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo etnográfico, que utilizou observação participante e entrevistas semiestruturadas, além de questionário, em uma turma de 29 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública na cidade de Bauru - SP. Os resultados indicam que as mídias e a família são os principais elementos que constituem as representações dos alunos sobre o futebol, e que o modo como a prática do futebol é desenvolvida na escola ao mesmo tempo as constrói e realimenta. Concluímos que as representações sociais são um importante meio que orienta as relações dos alunos com o futebol, na medida em que influenciam a orientação e organização das suas condutas. Todavia, isto não torna homogêneas suas condutas e valores, pois os alunos buscam no futebol a satisfação de algo que é também pessoal, como diversão e amizades.
Palavras-chave: Futebol; Representações sociais; Educação física escolar.

A percepção dos alunos com deficiência sobre a sua inclusão nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso.
ALVES, Maria Luiza Tanure; DUARTE, Edison
Resumo
O estudo tem como objetivo investigar a inclusão a partir da perspectiva do aluno com deficiência dentro do contexto das aulas de educação física escolar. Participaram do estudo três estudantes entre 12 e 21 anos com deficiência física ou visual do sexo feminino. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas com roteiro pré-definido e anotações de campo como instrumentos de medida. A inclusão no contexto das aulas de educação física esteve vinculada a três fatores: adaptação, participação social e capacidade. Estes fatores agiram de forma dependente e complementar para a construção de um senso de pertencimento, aceitação e valor dentro do grupo.
Palavras-chave: Aluno com deficiência; Processo inclusivo; Educação física escolar.

The relationship between oestrogen and muscle strength: a current perspective.
ELLIOTT-SALE, Kirsty Jayne
Abstract
The relationship between muscle strength and oestrogen is ambiguous and is still largely unresolved. The evidence for and against an effect of oestradiol on determinants of muscle function is equivocal and often contradictory. The bulk of the research in this area was performed during the eighties and nineties, using models of reproductive functioning such as; the menstrual cycle, the menopause and hormone replacement therapy, oral contraceptives and in vitro fertilisation treatment, to alter the female hormonal milieu. In the last decade, approximately 15 papers have demonstrated a relationship, both positive and negative, between the concentration of oestrogen and skeletal muscle strength. Conversely, around 20 articles have not shown any influence of oestrogen on a number of strength measures. The majority of these studies were performed using post-menopausal and eumenorrheic females. Most current studies use hormonal assays to confirm oestrogen status, however no recent studies have reported the bioavailable concentration of oestradiol. Similarly, no research in the last 10 years has used in vitro fertilisation treatment or pregnancy as acute and chronic models of supra-physiological changes in sex hormone concentration. Future work should focus on performing meta-analyses on each of the key components of muscle strength in an attempt to elucidate a causal relationship. In addition, models of reproductive functioning that cause the greatest magnitude of change to oestrogen concentration should be used, while controlling as many confounding factors as possible.
Key words: Oestradiol; Reproductive hormones; Muscular system; Females; Performance.

Sports dentistry: a perspective for the future.
SOARES, Paulo Vinícius; TOLENTINO, Andrea Barros; MACHADO, Alexandre Coelho; DIAS, Reinaldo Brito; COTO, Neide Pena
Abstract
Sports Dentistry (SD) acts in the prevention, maintenance and treatment of oral and facial injuries, as well as the collection and dissemination of information on dental trauma, beyond stimulus to research. Establishes as a duty for the dentist detect problems related to the athlete’s stomatognathic system. This essay is based on  the provided data from the literature  related to SD, including definition, practice areas and research fields. To discuss the data, six areas were categorized: shares in sports dentistry; oral health of athlete; sports-related dental implications; dental-facial trauma; face shields; and mouthguards. The analyzed data show that the SD is still an underexplored field of action by dentists, but it is expanding, despite not being recognized specialty by the Federal Council of Dentistry, but the Brazilian Academy of Sports Dentistry has been created with a mission to show the real importance of Dentistry in sport. The dentist should be part of the group of professionals associated with the athlete to perform periodic checks in order to ensure oral health which may contribute to athletes´performance. When impact occurs, however, it  would be possible reduce the severity of the impact related to injuries, by  using  helmets, masks, goggles, face shields and mouthguard. Additionally, it is imperative that dentists, sports coaching, athletes, and professional who work with athletes be aware of the benefits of incorporating SD as an important academic and professional subject.
Key words: Mouthguard; Face shield; Trauma; Athletes’s oral health.