Confira os resumos dos artigos da próxima edição da RBEFE
RESUMOS
Influência das variáveis contextuais no
desempenho das equipes nos últimos 10 minutos do jogo de handebol
Nélio TELES
Anna VOLOSSOVITCH
Resumo
O objetivo do presente estudo foi verificar a
associação dos diferentes indicadores de desempenho, registados nos últimos 10
minutos do jogo de handebol, com o desfecho da partida em função da qualidade
do adversário, local e equilíbrio do jogo. A amostra foi constituída por 1551
processos ofensivos e 1549 processos defensivos registados em 150 períodos de
10 minutos, observados em 75 jogos, realizados por nove equipes da Liga
Portuguesa de Handebol de Seniores Masculinos na época de 2008/2009. Para o
registro dos dados foi desenvolvido um sistema de observação, composto por oito
variáveis de desempenho (relação numérica, fase do jogo, substituições, ações
ofensivas, ações defensivas, sanções disciplinares, resultado da posse de bola
e resultado do jogo) e três variáveis contextuais (local do jogo, qualidade do
adversário e equilíbrio da partida). A análise da relação entre o desempenho, o
resultado da partida e as variáveis contextuais foi feita com recurso ao teste
do Qui-quadrado e aos modelos log-lineares. Os resultados obtidos sugerem que
os indicadores associados ao resultado final são: a eficácia do goleiro, a
eficácia de finalização, as substituições defesa-ataque e o número de
contra-ataques. O equilíbrio da partida relaciona-se significativamente com o
número de substituições, as interrupções do ataque por faltas defensivas, a
eficácia de finalização da 1ª linha e os erros ofensivos.
Palavras-chave: Análise do jogo;
Último período; Variáveis situacionais; Indicadores de desempenho; Modelos
log-lineares.
Treinamento de força diminui os sintomas
depressivos e melhora a qualidade de vida relacionada a saúde em idosas
Letícia BRUNONI
Felipe Barreto SCHUCH
Caroline Pieta DIAS
Luis Fernando Martins
KRUEL
Carlos Leandro TIGGEMAN
Carlos Leandro TIGGEMAN
Resumo
O objetivo do presente estudo foi de avaliar
os efeitos do treinamento de força, com prescrição baseada na percepção de
esforço, nos sintomas depressivos e na Qualidade de Vida Relacionada à Saúde
(QVRS) de idosas. Participaram do estudo 24 idosas (idade de 65,6 ± 4,5 anos)
submetidas a um treinamento de força duas vezes por semana, durante 12 semanas
com intensidade prescrita através da escala de percepção de esforço de BORG.
Utilizou-se a escala de depressão geriátrica (EDG) de para rastreio de
depressão e avaliação dos sintomas depressivos. Para avaliação da QVRS,
utilizou-se o Questionário de Qualidade de Vida Short Form-36 (SF-36). Para comparação
das variáveis pré e pós-treinamento foi utilizado o teste de Wilcoxon. Foi
encontrada uma redução dos sintomas depressivos, bem como da frequência de
idosas com pontuação indicativa de episódio depressivo atual, após o
treinamento de força. Para a QVRS, foram encontradas melhoras nas subescalas de
capacidade funcional, estado geral da saúde, vitalidade e saúde mental. O
treinamento de força, baseado na percepção de esforço, foi um método efetivo
para uma redução nos sintomas de depressivos das participantes bem como para
melhora da QVRS relacionada à saúde nas seguintes subescalas do SF-36:
vitalidade, capacidade funcional, estado geral da saúde e saúde mental em
idosas.
Palavras-chave: Depressão;
Envelhecimento; Exercício; Mulheres; Qualidade de vida; Treinamento de força.
Risco de fadiga prematura, percepção
subjetiva de esforço e estratégia de prova durante uma corrida de 10 km
Everton Crivoi do
CARMO
Saulo GIL
Salomão BUENO
Leonardo Alves PASQUE
Adriano Eduardo
LIMA-SILVA
Rômulo BERTUZZI
Valmor TRICOLI
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar as
modificações na estratégia de prova frente às alterações do risco de fadiga
prematura e da percepção subjetiva de esforço (PSE) em corredores durante uma
corrida de 10 km. Participaram do estudo 55 corredores com tempo nos 10 km de
41:39 ± 3:52 min:s. A estratégia de prova e a PSE foram avaliadas a cada
quilômetro. O risco de fadiga prematura foi determinado pelo produto entre a
PSE e a distância restante de prova e a estratégia de prova foi determinada
pela curva da velocidade e distância. A ANOVA de um caminho para medidas
repetidas foi utilizada para determinar as diferenças na velocidade, PSE e
risco de fadiga a cada quilômetro e entre a velocidade a cada quilômetro e a
velocidade média da prova. O coeficiente de correlação de Pearson foi calculado
entre a PSE e o risco de fadiga prematura com a velocidade. A velocidade do
primeiro quilômetro foi 8,1% maior do que a média (p ≤ 0,001). A velocidade
diminuiu gradualmente ao longo da prova, ocorrendo um novo aumento no décimo
quilômetro. A PSE aumentou linearmente ao longo da prova e o risco de fadiga
diminuiu significantemente após o terceiro quilômetro. Houve forte correlação
negativa entre a PSE e a velocidade desenvolvida durante a prova (r = -0,80; p
= 0,006). Foi observada uma correlação moderada negativa entre o risco de
fadiga prematura e a velocidade (r = -0,57; p = 0,04). Com isso, os achados do
presente estudo sugerem que a PSE parece ter importante papel sobre os ajustes
da velocidade ao longo da prova, sendo que o aumento da velocidade observado no
último quilômetro pode estar associado ao baixo risco de fadiga prematura.
Palavras-chave: Desempenho
atlético; Custo energético; Tolerância ao exercício; Fadiga.
Sono e treinamento em atletas de elite do
Estado de Santa Catarina, Brasil
Fernanda Tolentino de
Souza BLEYER
Rubian Diego ANDRADE
Clarissa Stefani
TEIXEIRA
Érico Pereira Gomes
FELDEN
Resumo
Objetivou-se investigar algumas questões de
sono, saúde e treinamento de atletas de elite do Estado de Santa Catarina - SC.
Fizeram parte da amostra 452 atletas de modalidades coletivas e individuais que
responderam a um questionário com questões relacionadas ao sono (duração e
qualidade do sono, pesadelos e piora do sono antes da competição) e sobre sua
percepção de saúde. Além disso, foi investigado se os atletas receberam,
durante seus treinamentos, recomendações a respeito do seu sono. 48,5% dos
atletas apresentaram baixa duração do sono (< 8h). Aqueles que receberam
instruções sobre sono no treinamento apresentaram maior duração do sono (p <
0,001) e melhor qualidade de sono (p = 0,045). Atletas que não tiveram
instruções sobre o sono apresentaram 1,35 (IC95%1,02-1,78) vez mais prevalência
de baixa duração do sono. Além disso, a maioria dos atletas relatou que seu
sono piora na véspera de competições e jogos importantes. Uma boa qualidade do
sono esteve associada com percepção mais positiva de saúde e aqueles atletas
que receberam instruções sobre o sono durante seus treinamentos apresentaram
maior duração e melhor qualidade do sono. Recomenda-se assim, que as instruções
sobre sono passem a fazer parte das rotinas de treinamentos de atletas
brasileiros, bem como se investigue quais informações e estratégias são mais
efetivas para a melhora do sono dos atletas.
Palavras-chave: Privação de sono;
Atletas; Saúde.
Criação e mudanças na estrutura
do Ministério do Esporte do Brasil: tensões nas definições de espaços
Fernando Augusto
STAREPRAVO
Fernando Marinho
MEZZADRI
Wanderley MARCHI JUNIOR
Wanderley MARCHI JUNIOR
Resumo
O presente artigo busca resgatar o processo
de criação do Ministério do Esporte do Brasil e discutir alguns aspectos
conflituosos da dimensão “politics” presentes em tal “policy cycle”, que podem
estar relacionados à reformulação efetivada por meio do recente Decreto Federal
n. 7.529/2011. Para tanto, recorremos às entrevistas semi-estruturadas a
agentes gestores do Ministério do Esporte. Sustentamos especialmente que a
criação da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social é
reflexo tardio de algumas tensões envolvendo agentes de dois partidos distintos
que estiveram desde 2003 (ano de criação do Ministério) envolvidos na
administração do Ministério do Esporte.
Palavras-chave: Ministério do
Esporte; Esporte; Políticas públicas; Arena política.
O tiro de guerra 19 Rio Branco: apontamentos
acerca da institucionalização esportiva de Curitiba (1909-1910)
Marcelo MORAES E
SILVA
André Mendes CAPRARO
Resumo
O presente artigo busca realizar apontamentos
acerca da institucionalização esportiva ocorrida na cidade Curitiba, tendo como
foco central o denominado “Tiro de Guerra 19 Rio Branco”. A principal fonte de
pesquisa foi o periódico “Diário da Tarde” e foram selecionadas todas as edições
entre junho de 1909 e outubro de 1910. Conclui-se que este processo foi
fomentado pela militarização social que passava o Brasil nas duas primeiras
décadas do século XX. Afinal era preciso nacionalizar a mocidade brasileira
ainda mais numa cidade como Curitiba, que se tratava de uma urbanidade muito
marcada pela figura do imigrante europeu.
Palavras-chave: Tiro ao alvo;
Curitiba; Institucionalização; Nacionalização.
Automóveis e automobilismo no Rio de Janeiro
de 1954 a 1959
Rodrigo Vilela ELIAS
Silvio de Cássio
Costa TELLES
Resumo
Este artigo buscou evidenciar a trajetória do
automobilismo carioca, de 1954 a 1959, demarcando as interseções entre a
produção em massa dos automóveis nacionais, sua influência no desenvolvimento
urbano do Rio de Janeiro, e a mudança de habitus que a sociedade começava a
vivenciar. Metodologicamente foi utilizada uma análise documental aliada a uma
pesquisa bibliográfica. Como fonte primária utilizou-se a Revista de Automóveis
e os resultados apontaram para: um desenvolvimento urbano liderado pelo
automóvel, uma sociedade que transformou os carros em testemunha e cúmplice de
sua vida pública e privada, e um automobilismo mal administrado que se deslocou
pela cidade de acordo com o crescimento desta.
Palavras-chave: Corridas;
Automóveis; Carioca; Desenvolvimento urbano.
Satisfação corporal associada à gordura
corporal e estado nutricional em jovens basquetebolistas
Leonardo de Sousa
FORTES
Dilson Borges RIBEIRO
JUNIOR
Santiago Tavares PAES
Valter Paulo Neves
MIRANDA
Maria Elisa Caputo
FERREIRA
Resumo
O objetivo deste estudo foi comparar e
verificar a possibilidade de associação entre a satisfação corporal (SC),
classificações de estado nutricional (EN) e gordura corporal (GC) em jovens
basquetebolistas masculinos. Participaram da pesquisa 93 adolescentes com
idades de 10 a 16 anos. A SC foi avaliada pelo Body Shape Questionnaire. Foram
coletadas massa corporal, estatura e dobras cutâneas para classificar o EN
(kg/m²) e medir a GC, respectivamente. Realizaram-se os testes Ancova e
Qui-quadrado no “software” SPSS 17.0. Identificaram-se diferenças
estatisticamente significativas (p < 0,05) de SC entre classificações de EN
e GC. Encontrou-se associação significativa (p < 0,05) entre SC e EN, assim
como entre SC e GC (p < 0,05). Os resultados confirmaram diferenças e
associação da SC com o EN e GC em jovens basquetebolistas.
Palavras-chave: Imagem corporal;
Atletas; Basquetebol.
Especulações acerca das possíveis origens
indígenas da capoeira e sobre as contribuições desta matriz cultural no
desenvolvimento do jogo-luta
Ricardo Martins Porto
LUSSAC
Resumo
A origem da Capoeira tem sido investigada e
discutida até os dias atuais. Vários pesquisadores de diversos campos e, inclusive,
os próprios capoeiristas discordam quanto à sua gênese. Estas dicotomias
persistem em embates no campo da Capoeira. Neste artigo foram analisadas,
interpretadas e discutidas as possibilidades das origens indígenas da Capoeira,
e as possíveis contribuições dos índios brasileiros no desenvolvimento do
jogo-luta. Por meio das análises realizadas, foi possível elaborar especulações
e apontamentos gerais sobre o assunto. A pesquisa tem um enfoque histórico. Foi
utilizada como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental,
tendo-se realizado análise qualitativa das fontes que foram interpretadas e
discutidas ao longo da narrativa deste trabalho. Constatou-se que houve a
possibilidade de interação entre negros e índios em trocas culturais que
possibilitariam influências no desenvolvimento da Capoeira. Entretanto,
concluiu-se que não é possível afirmar existirem diretamente contribuições
indígenas brasileiras para as origens da Capoeira. Destarte, é possível afirmar
que a única e importante contribuição indígeno-brasileira é a origem nominal da
prática, por ser o vocábulo capoeira de origem tupy. Recomenda-se que futuros
estudos sejam realizados aproveitando os apontamentos realizados neste artigo e
analisando as fontes primárias que não foram possíveis constar no rol
documental deste trabalho.
Palavras-chave: Capoeiragem;
Gênese; História; Índios; Jogo; Luta.
Análise das oportunidades de estimulação
motora em ambientes domiciliares na região central do Rio Grande do Sul
Ellen Santos SOARES
Fábio Saraiva FLORES
Juliana Izabel KATZER
Nadia Cristina
VALENTINI
Sara Teresinha
CORAZZA
Fernando COPETTI
Resumo
Este estudo objetivou analisar a qualidade
dos ambientes domiciliares na região central do Rio Grande do Sul para a
ocorrência de oportunidades de estimulação motora. Fizeram parte do estudo 410
famílias de crianças com idades entre 18 e 42 meses. Para a avaliação foi
utilizado o questionário “Affordances in the Home Enviroment for Motor
Development Self-Report” - (AHEMD-SR) que aborda a qualidade e a quantidade de
fatores no ambiente que são favoráveis à intensificação do desenvolvimento
motor infantil. Foram utilizadas análises descritivas e os testes t para
amostras independentes e ANOVA para comparação das médias. A análise dos dados
evidenciou que as famílias com menor renda (p = 0,00) e cujos pais têm menor
grau de instrução (p = 0,00) possuem lares que promovem menos
oportunidades de estimulação motora às crianças. Os resultados menos
satisfatórios foram em relação à provisão de materiais que estimulem o
desenvolvimento da motricidade infantil no espaço externo das residências
(entre 64,4% e 65,1% classificados como muito fraco). Conclui-se que, em grande
parte das residências avaliadas, há uma carência na provisão de materiais que promovam
a estimulação do desenvolvimento da motricidade infantil. O estudo dá
fortes indícios que estas restrições podem ser decorrentes do baixo nível
socioeconômico e grau de escolaridade das famílias pesquisadas.
Palavras-chave: Habitação;
Características da família; Fatores socioeconômicos; Desenvolvimento infantil.
Análise estatística no basquetebol de base:
perfil do Campeonato Paranaense de Basquetebol masculino Sub-17
Felipe CANAN
José Carlos MENDES
Rogério Vaz da SILVA
Resumo
Tem-se como objetivo geral, descrever como se
dá a dinâmica de jogos de basquetebol de base. Especificamente, buscou-se
entender quais os indicadores estatísticos significativos para a conquista da
vitória no jogo e na competição de uma maneira geral e em jogos equilibrados,
normais e desequilibrados; qual a influência do indicador “eficiência”
individual e coletiva para o resultado final de jogo e competição; e qual a
relação do momentum do jogo com os mesmos resultados. Como metodologia,
utilizou-se a pesquisa descritiva quantitativa, tendo como instrumento,
planilha de análise estatística construída especificamente para a pesquisa. O
tratamento dos dados se deu através de estatística descritiva e inferencial.
Resultados encontrados: arremessos de dois pontos tentados, arremessos de dois
pontos convertidos, porcentagem de acerto de dois pontos, total de pontos
feitos, porcentagem de acerto total, rebotes defensivos, rebotes totais e
assistências foram considerados significativos para obtenção da vitória no jogo.
Os mesmos indicadores, acrescidos de “lances livres tentados” foram
coincidentes em jogos equilibrados, normais e desequilibrados. Arremessos de
dois pontos tentados, arremessos de dois dois pontos convertidos, porcentual de
acerto de dois pontos, porcentagem de acerto total e rebotes ofensivos foram
significativos para obtenção de vitória na competição. Equipes que venceram o
jogo e competição apresentaram eficiência coletiva superior às demais. Uma
média de quatro jogadores por equipe apresentou eficiência individual superior
à média de eficiência individual da equipe e da competição. O segundo e último
quartos apresentaram-se mais relevantes para obtenção da vitória no jogo e na
competição. Como conclusão, entende-se que a análise estatística é uma fonte
importante de informações sobre um jogo de basquetebol, podendo oferecer
subsídios relevantes a pesquisadores e comissões técnicas.
Palavras-chave: “Scouting”;
Indicadores de jogo; Eficiência; “Momentum”.
Instituciones de enseñanza superior de España
y Brasil: temática sobre las personas con discapacidad
Marina Brasiliano
SALERNO
Miguel Angel TORRALBA
JORDAN
Paulo Ferreira de
ARAÚJO
Resumen
Las discusiones acerca de la población con
discapacidades fueron insertadas en los cursos de Ciencias de la Actividad
Física y Deporte y Educación Física como forma de atender a las disposiciones
acordadas en diferentes documentos legales elaborados a lo largo de discusiones
sobre el proceso de inclusión. Este proceso resultó en una mayor participación
de ese grupo en otros ámbitos sociales entre ellos el deporte, el ocio y las
competiciones. Eso nos llevó a preguntarnos cómo esta temática es abordada en
los cursos citados. Para comprender este factor analizamos los planes docentes
o programas de asignaturas de dos instituciones, una de Brasil y otra de
España, que ofrecen estos cursos y que se destacan por la relevancia en el área
en sus países. Observamos que la cantidad de horas de trabajo dedicado a la
discusión sobre las personas con discapacidad es prácticamente la misma en los
dos países, aunque la institución brasileña ofrezca mayor cantidad de
asignaturas. Además notamos que la institución brasileña presenta repeticiones
de temas que tratan específicamente de la etiología de la discapacidad. Las
lecturas específicas indicadas en los programas pueden ser más diversificadas
en algunas asignaturas. Por fin, notamos que apenas las asignaturas con
temática específica sobre las personas con discapacidad las abordan. Creemos
que los cursos pueden ofrecer más posibilidades de discusión sobre esta
población en otras asignaturas, ya que las personas con discapacidad participan
activamente de diversos espacios donde los profesionales de la Educación Física
actúan.
Palavras-chave: Discapacidad;
Formación; Currículum; Inclusión.
Evidência de validade do teste de
conhecimento tático processual para orientação esportiva - TCTP: OE
Pablo Juan GRECO
Juan Carlos PEREZ
MORALES
Layla Maria Campos
ABURACHID
Schelyne Ribas da
SILVA
Resumo
Este estudo objetivou investigar a evidência
de validade de conteúdo, de construto e confiabilidade do teste de conhecimento
tático processual para orientação esportiva (TCTP: OE) de crianças e jovens nos
jogos esportivos coletivos de invasão (basquetebol, futsal e handebol). No
processo de validade de conteúdo participaram como juízes 11 técnicos, sendo
três de basquetebol, quatro de futsal e quatro de handebol. Nos procedimentos
empíricos a amostra foi composta por um total de 570 participantes. A média de
idade dos participantes do estudo foi de 10,32 ± 1,45 anos. A validade de
conteúdo foi determinada pelo cálculo do coeficiente de validade de conteúdo
(CVC). Utilizou-se análise fatorial exploratória (AFE) para a validade de
construto. O método utilizado foi o de componentes principais com rotação
ortogonal Varimax e normalização Kaiser. A Confiabilidade do TCTP: OE foi
estabelecida, por meio do método teste re-teste em dias diferentes. A técnica
usada foi a correlação intraclasse (ICC). Em relação à validade de conteúdo o
CVC calculado para clareza da linguagem (CVCt = 0,83), pertinência
prática (CVCt = 0,91) e relevância teórica (CVCt = 0,95)
foi satisfatório. A análise fatorial exploratória confirmou a estrutura do
modelo final com dois fatores, denominados de ataque e defesa, explicando em
todos os casos acima de 66% da variância. Em relação à confiabilidade do
instrumento o TCTP: OE apresentou valores satisfatórios e excelentes (ICC ≥
0,4). Conclui-se que o TCTP: OE viabiliza a avaliação do jogador seja com
mão/pé, o que determina uma avaliação condizente com os atuais preceitos da
iniciação esportiva.
Palavras-chave: Desempenho tático;
Tomada de decisão; Comportamento tático; Validação.
Educação Física e trabalho: considerações a
respeito da inserção profissional de egressos da FEF-UFG
Roberto Pereira
FURTADO
Lorena Paes SANTIAGO
Resumo
Este estudo teve o objetivo de analisar a
inserção inicial de egressos da Faculdade de Educação Física da Universidade
Federal de Goiás em campos de intervenção profissional. Obtivemos resposta de
46 questionários distribuídos para egressos das turmas de Licenciatura em
Educação Física, concluintes em 2008, 2009 e 2010, que são as três primeiras
turmas formadas após revisão curricular. A partir desta pesquisa percebemos
contradições entre as expectativas profissionais anteriores e posteriores à
formação inicial. Identificamos a escola e a academia de ginástica como
principais locais de trabalho dos egressos. Apesar de estarem no início de suas
carreiras, muitos já se encontram desestimulados com as condições de trabalho.
No entanto, alguns ainda vislumbram possibilidades de desenvolvimento na
carreira, tanto pela melhoria das condições de trabalho no campo de intervenção
quanto pela inserção profissional no ensino superior.
Palavras-chave: Carreira; Atuação
profissional; Escola; Academia de ginástica.
Educação Física Escolar e Artes Marciais:
entre o combate e o debate
Walter Roberto
CORREIA
Resumo
No Brasil, artes marciais e esportes de
combate são considerados conteúdos dos programas de Educação Física do Ensino
Fundamental e Médio. Entre outras atividades e tópicos de aprendizagem
relevantes, tais como esporte, ginástica, dança, jogos e questões da saúde, as
artes marciais e os esportes de combate também foram incluídos no currículo das
escolas públicas brasileiras. O objetivo deste estudo é analisar as concepções
da Educação Física sobre as artes marciais como conteúdo da educação escolar.
Palavras-chave: Educação física;
Artes marciais; Esportes de combate.